sábado, 11 de julho de 2009

Óscar


O Óscar é um menino, uma personagem de um livro único , que desde digo é mais que uma personagem para todos que tenham o prazer desta leitura. O Óscar tem 11 anos e esta muito doente á beira da morte...Ao mesmo tempo que o cansaço o acompanha também a raiva toma conta dele, pois todos (menos uma pessoa) passam a tratá-lo como se ele tivesse culpa de estar muito doente(é isto que uma criança sente quando os adultos que a rodeiam sofrem , e deixam de falar com ela mentindo á cerca da sua vida ,ou melhor da sua morte). Este menino é "embalado " por uma sra(voluntária) a Vovó-Rosa nos seus últimos 12 dias. A Vovó-Rosa é a única que no meio de uma tristeza disfarçada de alegria faz com que Óscar encare o seu destino de maneira tranquila. Graças á magia desta sra. Óscar morre com a ideia de que tem 110 anos, que foi muito feliz e que a vida fez todo o sentido. É uma lição , não de vida mas de morte...E a realidade é esta, nem todos nós vivemos esta angustia de forma penosa há quem a saiba levar de forma certa...com AMOR que é tudo o que somos , queremos e temos.

2 comentários:

  1. Olá Lúcia!
    Desculpa a invasão de privacidade.
    Chamo-me Eliana e sou uma grande amiga da Margarida. Conheci-a em Beja, onde morámos juntas algum tempo!

    Estava a ler o blog dela e deparei-me com uma postagem em que ela falava de Voluntariado. Tomei a liberdade de entrar no link do teu blog para te perguntar como devo proceder para ser voluntária hospitalar.

    Podes ajudar-me com essa informaçao, pf?

    Obrigada*
    Eli =)

    ResponderEliminar
  2. Ola Eliana em primeiro lugar nao é invasão alguma. Bem geralmente os hospitais têm uma associaçao e muitas vezes chamada os Amigos do Hospital X.É a essa associaçao que tens de chegar ,basta ires a um hospital onde haja voluntariado. Depois é uma questao de ver se decorrem formaçoes na altura em que vais lá...antes disso ha uma entrevista para avaliar se tens condiçoes emocionais para fazer este trabalho. Enfim nao é nada de especial, basta dirigires-te a um sitio onde haja voluntariado.
    Beijinhos e força.

    ResponderEliminar