segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Dia 9/11/09
Antes de mais quero dizer que fiquei algum tempo sem partilhar experiências e emoções , não por desleixo, mas pelas circunstancias. No mês de Agosto e Setembro deixei de ir ao serviço, em primeiro lugar porque um voluntário também precisa de recarregar baterias e depois porque também muito para resolver nas nossas próprias vidas.
Actualmente tenho tido uma nova experiência no Hospital Santa Maria, estou no Ambulatório (medico de especialidades) , sitio por onde passam muitos doentes diariamente. O Ambulatório é o serviço onde o doente tem acesso a todas as consultas de especialidade médica e infelizmente para muitas pessoas é regra semanal passar por lá. Á partida qualquer pessoa que chegue a este local terá a sensação de que não há muito a fazer , até porque a maioria dos debilitados estão acompanhados por familiares ou responsáveis, mas não é bem assim aliás não é de todo. Há uma imensa necessidade de acompanhamento por parte dos doentes(entenda-se que um doente poderá não ser um moribundo).É assustador entrar por corredores intermináveis onde nada nem ninguém se conhece,é assustador entrar com uma expectativa negativa...com o pensamento de que não estamos bem e que estamos sozinhos. Um doente que ai chegue , após a sua consulta muitas das vezes é encaminhado para fazer exames, e este é um problema. O doente é na generalidade encaminhado "aos pontapés" um profissional indica por um lado o outro diz para virar á esquerda... ,e a verdade é que alguém emocionalmente debilitado não consegue mover-se em sitio desconhecido (como conseguiria num centro comercial). Sensibiliza-me profundamente a fragilidade de cada um que atravessa aquele vasto corredor, de lágrimas nos olhos pensando o pior muitas das vezes. Hoje foi um dia especialmente duro para mim,e apercebo-me de tal verdade depois de sair do hospital quando dou por mim a reflectir.Hoje tive acima de tudo o privilégio de acompanhar um casal que me emocionou,me tocou especialmente. Dói muito ver e poder sentir o sofrimento de uma sra. que vê aos poucos partir ,talvez o amor de toda a sua vida...Mas dói ainda mais ver a falta de sensibilidade de algumas pessoas que dizem querer ajudar. Ninguém imagina o quanto queria falar promonorizadamente , sinto-me indignada e até desiludida.Contudo nem todos estão perdidos, e desde já obrigada O. Hoje senti como nunca que faz todo o sentido o trabalho de um voluntário. Lá continuarei , com toda a dedicação e amor.Aprendo todos os dias um pouco mais daquilo que sou e que valho , ao dar tanto de mim a quem muito precisa , esta é uma acçao, uma opçao, um gosto , um sentir , que deve de VIR de NÓS , e nunca deverá ser feito POR NÓS PELO NOSSO EU mas sim para quem estende a mão.
Uma Nota : A Associação dos Amigos do Hospital Santa Maria nunca pára , está sempre a pedir voluntários ,e claro a dar formação a quem sinta que quer e pode ajudar, somos um grupo inigualável e esperamos por todos pois serão muito bem vindos.

Sem comentários:

Enviar um comentário